Net’s Work!

networking

Falou em networking você pensa em posicionamento de mercado, oportunidade de negócios, benchmark, participação em eventos, manter relacionamento com pessoas importantes e tudo mais que for possível para você ser lembrado.

Tudo certo, o termo foi criado em cima disso: desenvolver contatos em uma rede com o objetivo de satisfazer interesses de ambas as partes. É diferente de relacionamento estratégico, mas não escrevi pra falar disso.

Um encontro com um colega hoje me fez pensar como a vida é uma grande networking. Mas aperfeiçoando o conceito, você é mais sucedido quanto menos interesseiro for. Isso mesmo, na minha opinião quanto mais autêntico em suas intenções você for, melhor para o sucesso, na vida e nos negócios.

Você nasce e começa seu networking. Ali, com o médico que fez seu parto, as enfermeiras, e toda fauna humana envolvida naquele acontecimento. Você veio ao mundo. E aí continua: a infância, a adolescência, todo uma web de relações, com pessoas e situações que irão gerar efeitos em algum momento de sua vida. E quanto mais positivos forem essas vivências, melhor serão os efeitos.

A gama única de experiência com alguém, naquele ponto de ônibus depois de uma festa, aos 18 anos de idade, onde vocês trocaram idéias legais e nunca mais se viram. Depois de anos você encontra a mesma pessoa e ela é dona da empresa que você está prospectando. E aquele fato da adolescência vira o elemento de rapport para um excelente relacionamento.

Outra: os conhecidos em comum com a pessoa que você está negociando, que gera a conexão e faz com que haja confiança mútua. Ou o fato de ambos terem sido, por exemplo, jogadores de handball e esse fato leva à uma relação de cumplicidade.

São estados de comunicação que ligam pessoas, criando novas conexões. E quanto mais vivências você acumula maior a possibilidade de efeitos positivos nas suas relações. Ação e reação.

O amigo do amigo, o cara do mesmo time (isso é forte), quem sabe do que você está falando pelo simples fato de que vivenciou as mesmas experiências que você. Isso vale mais que palavras na maioria das vezes.

Tudo isso foi elevado a outro patamar com as mídias sociais. A internet se tornou uma enorme networking. Se o cara que você admira lê um blog, você considera uma passada por lá. Se tua amiga segue alguém no twitter, você tende a seguir essa mesma pessoa. O cara que estudou somente um ano com você lá na época do colégio te acha no orkut, no facebook ou seja lá onde for, e cria novas conexões com outras pessoas. Novas redes de relacionamento. Networking.

E o espaço entre as pessoas vai diminuindo. E é aí que entra a interação humana. A internet é mais um pilar porém virtualmente sempre falta algo. Isso que a experiência de fato, no mundo real tem de insubstituível: o olho no olho, o aperto de mão, o rir junto, viver, enfim.

Então da próxima vez que pensar em networking, lembre que a evolução das coisas – negócios, amizades, relacionamentos – é proporcional ao esforço que você faz para estar presente. E ser autêntico. Seja onde for.

E falando de networking mesmo, aqui tem um artigo muito bom.

Anúncios

1 Response to “Net’s Work!”


  1. 1 Nira 11 de maio de 2009 às 12:07

    Além da belíssima foto de abertura, um texto muito interessante. Essa net humana nos leva a pensar em destino, coincidências e acasos. Por acaso, saí de São Paulo aos dez anos. Por acaso, minha mãe passou no Mestrado da UFSC. Por acaso, fui morar no Encostas do Poente. Tudo poderia ter sido diferente. Poderíamos ter ido pra Campinas, ou Porto Alegre… poderíamos nunca ter saído da capital paulista. Não importa de que maneira, só tenho a agradecer, dia após dia, o amigo tão especial que você é.

    Gracias, gracias, gracias!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: