Unila

Unila ON

Faz um tempo que acompanho aqui em Foz os “tramites” da construção da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana. A gente percebe mudanças grandes no ar (e interesses também), mas parece uma baita inovação na proposta e na estrutura.

Pra você que não sabe o que é o projeto, imagine assistir aula em uma Universidade bilingue (aulas em espanhol ou português), com seu diploma valendo nos países do Mercosul. Já foi aprovado e vai acontecer aqui em Foz, na fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina.

A previsão é 10.000 estudantes e 500 professores em uma área de 40 hectares, com metade das vagas para o Brasil e o restante para os outros países do Mercosul.

Quem assina a obra é o Oscar Niemeyer. Do auge dos seus 101 anos de idade o arquiteto que já é lenda, entregou o projeto da universidade como vcs conferem na foto ali em cima. Ele mesmo falou que era seu presente para o Brasil e América Latina.

O nome vem daí, união, integração. A proposta é ousada: contribuir para a integração latino americana com um espaço cosmopolita além de promover um polo internacional para desenvolvimento de pesquisas em ciência, tecnologia e humanidade, com a implantação na Universidade do Instituto de Altos Estudos do Mercosul (IMEA).

Aliás tem um montão de coisas legais acontecendo aqui na região da tríplice fronteira, pra quem acha que Foz é só Cataratas do Iguassu (que está concorrendo como uma das 7 maravilhas da Natureza). Coloquei alguns links ali no final.

A construção tem previsão para concluir em 2011. Mas as aulas já começam no segundo semestre de 2010, no PTI – Parque Tecnológico de Itaipu. A corrida para ministrar e assistir aulas nos 20 cursos futuros da Unila começa em 2010, a princípio nas áreas de energia e meio ambiente, gestão, cultura, línguas, história e cinema.

Outra inovação será que as áreas e conhecimentos afins de cada curso serão integradas, potencializando a formação.  E a gente fica torcendo pra coisa ser tão boa ou melhor do que promete.

Pra clicar:

Notícias da Unesco sobre a Unila

Site e Campanha Foz Destino do Mundo

Vote Cataratas

8 Respostas to “Unila”


  1. 1 Liana Gratieri 11 de fevereiro de 2009 às 16:52

    qualquer semelhança com o Congresso Nacional é mera coincidência.

  2. 2 RD Guedes 11 de fevereiro de 2009 às 17:12

    Pois é, acho que nessa idade ele já não consegue ser tão original 😉
    Na real se olhar bem, TODAS as obras dele seguem o mesmo estilo.
    Curti seu blog!

  3. 3 Liana Gratieri 11 de fevereiro de 2009 às 17:53

    Obrigada!!
    Como estudante de Arquitetura posso afirmar que ser criativo não é tão fácil quanto parece e, de fato, Niemeyer sempre segue a mesma linha, mesmo que as obras sejam totalmente diferentes umas das outras (paradoxo, mas faz sentido). “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. E não podemos esquecer do detalhe que a essa altura do campeonato ele só faz um croquizinho mais ou menos do que pretende e o resto da equipe que se vire. Mas ok, ele merece ter uma folguinha. Hehe 🙂

  4. 4 RD Guedes 11 de fevereiro de 2009 às 18:18

    Fala Liana. Como profissional de criação entendo bem isso e concordo plenamente. Agora o que acho legal é que certas pessoas chegam a um nível de excelência e estilo que você põe o olho e já “lê” a assinatura dela na obra. A coisa ganha uma alma única. E acho que Niemeyer está nesse nível. Vi uma exposição dos croquis do homem em Curitiba (no museu que ele mesmo projetou) e é impressionante a capacidade de síntese gráfica do cara.
    Alías seu comentário me deu a idéia para um post 😉
    Abração.

  5. 5 Liana Gratieri 13 de fevereiro de 2009 às 11:30

    jantar no Soft Tacos já está na pauta de próximos posts 😉
    valeu pela dica 😀


  1. 1 Mais da Unila e outra do Niemeyer « _Neossinapses Trackback em 14 de fevereiro de 2009 às 16:02
  2. 2 A marca da Unila « Neossinapses Trackback em 22 de abril de 2009 às 3:38
  3. 3 Mais da Unila e outra do Niemeyer Trackback em 1 de setembro de 2010 às 15:19

Deixe um comentário