Omnifocus x RTM | Organizar para inovar

logo1Resolvi escrever esse post depois de testar o Omnifocus e o Remember the Milk, comparando as duas interfaces e aproveitando pra falar de inovação.

Inovação criativa é um conceito atual. A gente sabe o que é criatividade e inovação. Quando você junta essas duas coisas no mundo dos negócios, passa a oferecer às pessoas o que elas nem sequer imaginam. Apple faz isso, Google faz isso e segue-se uma lista interminável de inovações frequentes, em empresas, blogs, sistemas e afins.

Na minha opinião, isso pode ser ampliado pra tudo. David Allen, fez isso ao criar a metodologia Getting Things Done, no livro de mesmo nome que criou adeptos da sigla GTD no mundo inteiro, inclusive esse que vos escreve.

Imediatamente a idéia gerou tantas variações quanto são as rotinas e jeitões dos organizados (ou tentando se organizar) mundo afora. E então surgiram os aplicativos de produtividade GTD.

No meu caso a escolha se deu em função de um app que suprisse meus estados diários: em locomoçãovia mobile phone, e na frente do computador. Queria focar minha organização toda com o iPhone, utilizando o mac como suporte para os aplicativos (agenda, listas, contatos, etc.). Só faltava o GTD.

Sobre esse assunto, vários blogueiros já postaram. Recomendo o post da Bia Kunze (blog Garota sem Fio) que já disse tudo o que precisava.

São milhares de apps para produtividade, to dos, things, tasks, omnis mundo afora. Vários são excelentes. Depois de passar os últimos seis meses usando quase tudo que tem pra baixar, a gente chega a mesma conclusão que os especialistas: Omnifocus e Remember the Milk são os mais completos e assertivos nesse contexto.

Então estava eu, diante desses dois aplicativos decidindo qual usar. Vamos aos detalhes.

Primeiro, valores. O Omnifocus custa $19 e não tem como testar. Tem que confiar e comprar. E se quiser instalar o aplicativo para o seu pc ou mac, além do iPhone, tem que pagar mais $70.

A assinatura anual do RTM é $25 com a possibilidade de sincronizar on line e várias outras funcionalidades, como sistema de tags e fixar localização para tarefas via gps, sem precisar pagar a mais por isso.

E daí os testes. Fui primeiro de Remember the Milk (RTM) e sua simpática vaquinha, já que é gratuito para baixar e testar por 15 dias.

oxr

Gostei demais da interface do RTM (a da direita). Simples, prática e fácil de usar, é um aplicativo completo para listas. Mas não é GTD. Ou pelo menos não foi pensado como GTD. A premissa de separar tarefas (ações e projetos por contextos) de compromissos (com data e hora marcada) não foi considerada pelo RTM. Porém, com algumas adaptações isso é (quase) resolvido.

O RTM é um fazedor de listas que divide as tarefas por data e prioridade. O método GTD usa a idéia de contextos, que é justamente o seu “pulo do gato” de inovação em relação às listas tradicionais: você resolve tudo o que tem pra resolver utilizando a sua localização ou estado.

Por exemplo, se vc tem várias coisas para fazer na rua, como pagar contas, ir ao correio, comprar uma bala, etc., coloca tudo no contexto @Rua (a sigla arroba significa “at” ou “na”). Assim resolve tudo em uma tacada só e organiza as tarefas de forma focada: quando estiver na rua, o que vale são as tarefas possíveis de serem cumpridas nesse contexto.

Por isso tive que adaptar o RTM para o método GTD. Achei o post do Walmar Andrade, do blog FatorW e suas dicas deram uma luz. Porém fiz do meu jeito: as listas viraram contextos e as tags viraram as divisões lógicas do GTD: Inbox, Projetos, Ações, etc. Assim as ações e projetos eram inseridos via tags e na edição acrescentava a lista como contextos.

listasxtags

Mas não me dei por satisfeito. Comprei o Omnifocus para comparar as interfaces. Não tem comparação. O Omnifocus é um app de produtividade pensado como GTD, que vc pode configurar ao bel prazer. Pra quem leu o livro e estudou a metodologia, cai como uma luva.

Mas tem algumas desvantagens. A interface não é tão simpática e intuitiva quanto o da vaquinha leiteira do RTM. Também não tem versão em português, um problema que espero logo seja suprido. Não tenho como sincronizar com um sistema on line e acessar onde e quando eu quiser, como acontece com o RTM. Isso pra mim pesa bastante, pois como trabalho com design e criação, estou 60% do meu tempo na frente do computador e preciso de um app que funcione como organizador de tarefas que eu possa visualizar na tela, para acompanhar meus jobs.

Porém o RTM tem desvantagens que dificultam e pesam mais como aplicativo GTD, como o fato de que não consigo criar projetos mais complexos, inserir tarefas dentro de tarefas e contextos dentro de contextos.

O uso de um ou de outro vai depender de como você utiliza o método. O Omnifocus permite se organizar da forma mais simples à mais complexa. O RTM, para quem quer simplesmente utilizar um fazedor de listas, sem se aprofundar muito no método GTD é perfeito.

Por isso tive que dar a mão à palmatória e passei a utilizar o Omnifocus. Pelo menos até a querida vaquinha resolver adotar a premissa do GTD. O que não deve demorar.

E lembre-se: para inovar é preciso se organizar. Criatividade funciona bem com o caos. A inovação criativa, útil e bem resolvida precisa de dedicação. E isso só com organização.
Para ler e clicar
Outros links que pesquisei para chegar até aqui:

GTD por Bia Kunze

43 folders. Essencial para quem quer tempo, atenção e trabalhar criativamente.

Anúncios

4 Responses to “Omnifocus x RTM | Organizar para inovar”


  1. 1 leilalampe 16 de janeiro de 2009 às 22:19

    Olá!!
    seu blog está duca!! 🙂
    posts bem bacanas.
    esse ano vai ser super!!
    beijooos

  2. 2 RD Guedes 17 de janeiro de 2009 às 13:43

    Valeu Leiloks! To adorando o black cat também. Já passei pra um monte de amigos por aqui. E todo mundo elogia 😉
    Mostrei o corrupiola pra um pessoal que gosta de crafts por aqui também, e adoraram.
    Esse ano promete.
    Bj!

  3. 3 Emerson Macedo 12 de agosto de 2009 às 16:35

    Olá,

    Acho perfeitamente possível fazer GTD completo com RTM. As smart lists, tags e locations servem para resolver os problemas que você mencionou.

    Concordo totalmente que RTM não foi pensado para GTD, mas a ausência de uma interface online na web por parte de todas as alternativas me torna muito resistente em usá-las.

    Chegou a ler esse post? http://blog.rememberthemilk.com/2008/05/guest-post-advanced-gtd-with-remember-the-milk/

    Da uma olhada e me diz o que acha …

    Abs,

    Emerson Macedo

  4. 4 rodguedes 12 de agosto de 2009 às 16:52

    Fala Emerson!
    Interessante, ontem mesmo eu havia voltado a esse post pela minha insatisfação com o Omnifocus. Estava pensando em voltar ao RTM justamente pela interface muito mais intuitiva e dinâmica. E o seu comentário com a dica do post chancelou a decisão. Obrigado!

    PS: excelente blog.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: