O preço da liberdade (de expressão)

Um dia depois que de eu ter postado um artigo inteiro falando sobre destruição de idéias na história e liberdade de expressão, vejo no blog Sim Viral essa notícia, saída hoje na página 07 do Diário Oficial da União:

“MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES MP 307.12,5 – Regula a prática de atividades internet Art #01 – A presente resolução proíbe, sob pena de multa processo judicial, quaisquer atividades de caráter “viral” na internet, em todo o território nacional, em domínios.br” e seus similares.”


A notícia aí em cima era uma brincadeira do 1º de abril do Rafael Ziggy e, para minha vergonha, caí nela com 10 dias de atraso (marquei Rafael, valeu o toque.)


Mas a notícia sobre o Word Press tá valendo e vale a pena manter. Hoje, dia 10, a Justiça de São Paulo entrou mesmo com uma ação judicial contra a ABRANET (Associacão Brasileira de Provedores de Internet), pedindo para que servidores bloqueassem um blog do WordPress que continha informações criminosas.


Segundo a associação, pela ação requerida é impossível tirar apenas o blog citado, sendo assim
poderão tirar TODOS os blogs da WordPress do ar. Claro que ainda precisa haver votação, recursos para tirar apenas o blog em questão e tudo mais, porém isso me faz pensar novamente na questão da liberdade de expressão e os preços a serem pagos por isso.

Aquela coisa de a liberdade não poder ser senão a liberdade integral para todos implica também em coisas negativas, não dá pra ser ingênuo. Com o advindo de novas tecnologias, teremos que estar constantemente reintegrando e reinventando as ferramentas e adaptando os conteúdos. Quais as soluções para que os bem-intencionados não paguem o pato?
É algo para se pensar constantemente.
(Sinkos, amanhã, prepare-se!)


Anúncios

3 Responses to “O preço da liberdade (de expressão)”


  1. 1 Rafael Ziggy 10 de abril de 2008 às 21:38

    Opa, tudo bom? O post citado do SimViral, não foi postado hoje e sim dia 1º de abril. Aliás a notícia foi inventada, brincando com a data (dia da mentira). Nos comentários isso ficava bem explícito.

    Mesmo assim incluí um aviso no post para não ocorrer mais nenhum mal entendido.

    Obrigado!

  2. 2 Rodrigo Guedes 11 de abril de 2008 às 1:47

    Fala Rafael, valeu o toque, amanhã vou dar um cascudo no Sinkos (o cara que me deu a dica distorcida). Sinkos, prepare-se!

    Abraço!

  3. 3 Aleph Ozuas 14 de abril de 2008 às 16:54

    Essa coisa do WordPress é uma vergonha. Estou acompanhando o caso e acho um absurdo. É uma pena, criticamos tanto a liberdade de expressão na China e fazem no Brasil o mesmo tipo de coisa, como mostrou o caso Cicarelli e este do WordPress, além de outros pouco divulgados, como já constatei pela rede. O Brasil é motivo de piada lá fora por este tipo de coisa. Mas voltando ao assunto: o pessoal do WordPress já se pronunciou e contradisse a Abranet, quando ela falou que teria que bloquear toda a plataforma WordPress.com. O pessoal do WordPress afirmou que é possível bloquear apenas um blog, o que fez com que a Abranet voltasse atrás na sua afirmação, mas afirmando que seria difícil bloquear apenas um blog. Ou seja, eles preferem o “mais fácil” e assim prejudicar milhões de usuários, sim, três milhões de leitores e blogueiros utilizam o sistema no Brasil!
    http://tinyurl.com/6fa4gd

    Coisa de país atrasado!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: