Brasil com charme Europeu


Ah! o ar fresco da serra gaúcha, a beleza das hortênsias, os lindos vales a perder de vista!

Um início justamente poético para falar de Gramado, uma cidade especial, um case de comunicação e interação humana. E não apenas por promover três dos mais importantes eventos turísticos e comerciais da América Latina, o Festival de Publicidade, Mostra de Cinema e o empolgante Natal das luzes. Gramado é um exemplo prático da temática desse blog: o pensar diferente posto em prática. Lá as pessoas parecem levar isso a sério.

Naturalmente, sem nenhuma imposição, tudo é feito e pensado visando “vender” a cidade. Porque todos entendem que se a cidade cresce, tudo nela também prospera. Para um comerciante em Gramado, promover a cidade é garantia de sucesso em vendas. Por isso todos trabalham e pensam em conjunto.

O conceito por trás da cidade diz muito sobre seu posicionamento: tudo em Gramado parece conspirar para que se viva momentos únicos de prazer. O talento empreendedor dos habitantes dá um exemplo macro do que os especialistas chamam hoje estratégia de coopetição: você não visa derrubar o concorrente, mas cooperar com ele, a fim de que todos ganhem atingindo objetivos comuns. Só isso explica Gramado ser um dos destinos turísticos mais desejados do país, com uma diversidade gastronômica maravilhosa, hotéis de primeiro mundo e uma consciência ecológica que fica evidente em cada esquina.

Um dos melhores exemplos dessa sinergia inovadora é o Natal Luz de Gramado. Já foram ao Cirque du Soleil? Pois é, com as devidas proporções, o espetáculo em Gramado não deixa muito a desejar em termos de produção e qualidade. E os atores são todos moradores da cidade.

A cidade fica totalmente enfeitada e iluminada para o Natal, como se a cidade toda fosse uma grande vila do Papai Noel. O envolvimento de toda comunidade nos preparativos e na protagonização dos espetáculos e o compromisso com a ambientação da cidade – todas as fachadas, pátios enfeitados – contagiam o turista de uma forma que só indo lá pra entender. E tem outra: todos os materiais utilizados são reciclados.

Durante o ano todo, 1,5 milhão de garrafas do tipo PET são recolhidas pelos moradores da cidade, para voltarem no Natal, transformadas em objetos de decoração. A árvore da imagem é feita com partes de garrafas PET. Quem está lá só acredita quando chega bem perto.

O resultado de toda essa inovação, criatividade e sinergia é uma cidade aconchegante, daquelas que você até pensa em ficar morando, com a melhor estrutura turística do Rio Grande do Sul e o quarto destino turístico do Brasil. Isso em um município de pouco mais de 31 mil habitantes na Serra Gaúcha, que recebe por volta de 2,5 milhões de turistas ao ano.

É um pedacinho do Brasil com ares de Europa e muita coisa pra ensinar.


Anúncios

0 Responses to “Brasil com charme Europeu”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: