Se não está no Google, não existe

Google! Esse colosso internético que chegou onde todas as marcas almejam chegar, naquele estado de graça, o nirvana coorporativo, onde os usuários anunciam para quem quiser ouvir “como eu vivia antes disso existir?”. Dá pra pensar na internet sem Google?


No livro Google: a História do Negócio de Mídia e Tecnologia de Maior Sucesso de Nossos Tempos (David A.. Vise e Mark Malseed), somos levados a conhecer mais sobre essa marca colorida e simples em um universo complicado e seus idealizadores.

O livro é sério, ritmado, gostoso de ler como uma história, fala tudo o que a gente quer saber sobre o Google e como os negócios são feitos no Vale do Silício.    

Acompanhar de perto o percurso rápido (e consistente) ao sucesso de Sergey Brin e Larry page é uma aula de inovação. As páginas abordam as histórias pessoais e a trajetória dessa que é a mais inovadora ferramenta de busca virtual até os dias atuais – um período curto como um piscar de olhos.

Parece que foi ontem quando comecei a usar o Google, meio cabreiro em seguir a dica de um amigo (boca-a-boca, o tipo de comunicação que levou a empresa do anonimato a esse gigante de bilhares de dólares que conhecemos tão bem). O que primeiro chamou a atenção foi o aspecto clean e funcional da página, e sem publicidade, algo decididamente curioso. A logomarca colorida sobre o fundo branco denotava modernidade, seu desenho serifado trazia a idéia de algo também clássico e experiente e o nome, o nome era genial. Primeiro pensei na brincadeira de “go, go!” (vai, vai!), como um convite para uma busca rápida. Depois fiquei sabendo do googleplex, o número 10 elevado à centésima potência, analogia a uma quantidade absurda de operações por segundo precisas, que o google faz. Uma vez dado o primeiro clique de busca no Google, não mais usei outra ferramenta. Aliás, existem outras ferramentas?

Lendo o livro fica evidente a inovação como princípio que norteia os passos do Google. Esse é assunto na pauta de quase todas as reuniões de trabalho da Empresa. É essa inovação, criativa e pertinente, a razão de o Google se manter na liderança. Se você tem uma idéia inovadora aí na cabeça, se coça e corre para realizar, porque pode ter certeza: alguém, em algum lugar, nesse exato momento está tendo uma idéia parecida, talvez igual e até mais inovadora. Se você não fizer outros farão.

Brin e Page sabem disso, por isso o desafio de manter a inovação inteligente em meio a um universo burbulhante e em constante mudança é o seu desafio diário. Esse trecho do livro diz muito sobre a empresa: “ (…) o Google é um lugar onde tecnólogos pensam primeiro em maneiras de resolver problemas; somente depois, se possível, eles se preocupam em como transformá-los em dinheiro.” Parece que dá certo. Yahoo! e o próprio AltaVista (pioneiro no ramo), devem saber disso, depois de recusarem a chance de comprar o sistema do Google por US$ 1 milhão, fato que foi decisivo para Brin e Page abrirem a empresa. E fica claro que foi justamente a cabeça dos dois que fez o produto dar certo.

O Sinkos, nosso diretor de arte júnior e “chefe dos estagiários” (como ele odeia ser chamado) costuma responder, quando faço aquelas perguntas entrementes, no meio de um processo criativo, do tipo “o que é tal coisa” ou “como se escreve tal coisa.” Diz ele “Procura no Google, se não estiver lá, não existe”. Cada vez mais me convenço disso.

Anúncios

3 Responses to “Se não está no Google, não existe”


  1. 1 Sinkos 16 de fevereiro de 2008 às 3:46

    Você não esta no google!hehe

  2. 2 leila 16 de fevereiro de 2008 às 13:34

    adorei este post!:)
    realmente, sem o google, não somos nada!! parece ser simplista, mas é real. Google hoje é dicionário, corretor de textos, lista telefônica, portfólio, enciclopédia, brainstorming, cartão de visita,… e logo vai ser tua carteira de identidade!! bjs

  3. 3 sidy 11 de março de 2008 às 2:22

    Oi Filho!
    Adorei esta matéria!
    Realmente, não somos nada sem este site, está tudo aqui!
    Estou muito orgulhosa de seus méritos!
    Bjim, Mamãe!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: